Em 256 páginas, a publicação tem o desafio de reunir 120 anos de histórias das motocicletas no Brasil. Detalhes contados que colocam o leitor em pé de intimidade com os personagens e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.
"Diz o ditado que, para se sentir pleno, um homem precisa plantar ao menos uma árvore, ter ao menos um filho e escrever ao menos um livro. Sangue, suor e lágrimas. Este bem poderia ser o título deste livro, não apenas pela história que procuramos retratar, mas também pela longa trajetória até chegarmos a colocar este livro em suas mãos. Assim como a história do nosso país, os mais de 120 anos de motocicletas em terras brasileiras em muito se assemelham ao caminho que nos trouxe até aqui e a maneira como este projeto veio à luz. Os anos recentes nos mostraram mais uma vez que viver não é fácil e nunca será, mas também que pode ser muito recompensador se você nunca desistir, se lutar todos os dias, se acordar sem medo ou, mesmo com medo, seguir adian-te. Os altos e baixos vividos pelos pioneiros - aqueles que atravessaram duas guerras mundiais -, os vários períodos em que fomos proibidos de importar, aqueles que deram forma ao mercado brasileiro de motos, os primeiros a fabricar por aqui, os que ousaram colocar a indústria em plena selva amazônica ou os que nos firmaram como um dos principais mercados do mundo. Em 2020 escrevi a um amigo: "Preste atenção na importância histórica do hoje!" A pandemia nos alcançou em cheio, bem no meio da produção deste livro.
Doeu? Sim, muito. Mas saiba que foi feito com o carinho e o amor de uma equipe que respeita nossa história e sabe que ela precisa ser preservada. Não se trata nem de um trabalho pleno ou perfeito, mas sim de nossa humilde contribuição à memória de brasileiros apaixonados por motocicletas."
- Carlãozinho Coachman
Xaparral - The King Of Helmets 𝗔 𝗠𝗮𝗶𝗼𝗿 𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗽𝗮𝗰𝗲𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗼. Venda, Reforma, Locação & Personalização de Capacetes.